Pular para o conteúdo principal

Governo federal lança pacote à indústria

foto: internet

No dia 3 de abril o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou medidas para estimular os investimentos públicos e privados na indústria brasileira. O plano, que faz parte da segunda etapa do programa Brasil Maior, visa aumentar a competitividade do segmento.

Dentre as principais medidas, o governo incluiu o setor têxtil na desoneração da folha de pagamento das empresas para reduzir custos de produção e exportação. Esse fato pode gerar mais empregos e formalizar a mão de obra. Além disso, a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha de pagamentos será eliminada. Em contrapartida, uma nova alíquota de 1% será aplicada sobre o faturamento, mas não incidirá sobre as exportações. Já as importações terão aumento do PIS-Cofins correspondente à alíquota sobre o faturamento.

O governo também postergou o prazo de recolhimento do PIS e do Cofins para os setores de calçados, têxtil, confecção entre outros. O pagamento dos impostos de abril e maio serão recebidos em novembro e dezembro. Entre as outras ações anunciadas estão a priorização dos bens e serviços nacionais frente aos importados e a redução dos juros, aumentando o volume de crédito e melhorando as condições de financiamento.

As medidas entram em vigor em 90 dias. Para Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Associação Brasileira de Industrial Têxtil - ABIT, as ações governamentais são uma clara demonstração de vontade política em favor da indústria. “Contudo, não são algumas medidas pontuais que irão resolver toda a situação da indústria brasileira. É preciso mudanças contínuas e profundas nas estruturas de produção”, ressalta Diniz.


43º Encontro da Moda - Primavera/ Verão 
24 a 27 junho de 2012
Centro de Convenções Frei Caneca - SP
www.encontrodamoda.com.br

Comentários