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Apesar da inadimplência ter registrado alta de 5,14% nos últimos sete meses, em relação ao mesmo período do ano passado, a tomada de crédito pelo consumidor vem aumentando. O vice-presidente da CNDL destacou que o consumidor deixa de pagar uma prestação não porque quer dar calote, mas porque em um determinado momento da vida foi obrigado a cobrir alguma outra despesa emergente". Segundo ele, nos últimos quatro anos, mais 30 milhões de brasileiros passaram a comprar a crédito.
Segundo ele, o lojista também tem uma parcela de responsabilidade pelo aumento da inadimplência, porque "às vezes se entusiasma demais para fazer uma venda a prazo". O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) dispõe de ferramentas para orientar o comércio a conceder crédito de forma mais criteriosa, de acordo com o representante da CNDL.
As consultas ao SPC, que refletem o nível de atividade do comércio, tiveram alta de 8,37% em agosto em relação ao mesmo período de 2010 e de 6,36% ante julho deste ano. As vendas a prazo cresceram 6,35% de julho para agosto e tiveram alta de 5,72% no ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
O cancelamento de registros, que mostra a recuperação de crédito, teve alta de 7,81% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados divulgados nesta semana pela CNDL.
Fonte: FashionMag.com
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