Com freqüência são divulgadas na mídia pesquisas sobre varejo e consumidor. Por trás delas estão institutos de pesquisa, órgãos públicos ou instituições com o intuito de informar a população sobre a real situação econômica e social e ajudar empresários a traçar suas estratégias de gestão.
As pesquisas são realizadas de acordo com a conjuntura econômica atual e datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc. “As pesquisas com empresários são feitas por amostragem, já os estudos com o consumidor exigem pesquisa de campo”, explica Ana Paula Bastos, coordenadora do setor de economia da CDL-BH.
Balanço de crédito, endividamento e inadimplência, opinião do comércio varejista e orçamento doméstico e pesquisa sobre taxa de juros são pesquisas que costumam ser divulgadas em todo o país. Fique de olho! É importante para empresários e confeccionistas acompanhar os indicadores de venda e inadimplência, por exemplo, assim como índice de confiança no consumidor, tendo assim base para decisões relacionadas ao negócio.
Comentários
Postar um comentário