Pular para o conteúdo principal

Vanguarda multicultural


Por Eber Medeiros – Revista Profashional


Adriana Degreas SPFW Ver 2013 Agência Fotosite
Tribos urbanas criam o étnico contemporâneo unindo elementos culturais - Ao falarmos do estilo étnico e da sua influência na moda, algumas pessoas, de forma equivocada, imaginam que seguir essa tendência é sair por aí supercolorida, como nômade de uma tribo meio perdida no mundo, com roupões compridos, turbantes, um mix de colares, pulseiras e brincos enormes e cheios de detalhes.
Andrea Marques Fashion Rio Ver 2013 Agência Fotosite
Respeito as crendices à parte e falando tecnicamente de moda, a verdade é que o étnico é relativo à etnia, que é diretamente ligado às raízes e ancestralidade de um povo, seja ele qual for. Então, todos os povos, independentemente de onde, da forma que tenham vivido através dos anos e até se ainda existem ou não, têm algo a agregar ao que entendemos hoje como moda. 
Gostar de ter peças diferenciadas para compor o visual, roupas, sapatos, bolsas e principalmente bijuterias que tragam consigo algo forte, exclusivo e cheio de história é pessoal, dependente ou não da tendência vigente. 
Não é preciso se estender muito para deixar claro que pessoas com essa característica pessoal gostam de aparecer com algo diferente e inusitado em todo momento. Muitas vezes, gostam de produzir suas próprias peças para que elas tragam impregnada, uma parte de si, de tudo que é e sentem. Isso também é étnico, é a sua etnia sendo internalizada e deixando à mostra a herança de sua criação, os costumes ensinados pelo seu povo. Madeira, cerâmica, pedras naturais e aplicações diversas são fortes elementos para as criações.
Água de coco SPFW Ver 2013
Seguir o estilo étnico é utilizar esses vários elementos de culturas variadas no nosso visual. É incorporar essas peças de forma que consigam se completar e se incorporar até mesmo ao mais clássico. O mais interessante é quando essas peças cheias de informação são usadas com outras mais simples. É fazer com que cada uma delas transite em variados ambientes e compromissos dentro do universo de modernidade.
Estampas fortes e com cores contrastantes. Bordados com miçangas coloridas, turbantes e colares diferentes, cheios de cores e texturas. Calçados com elementos tribais e os mais variados tipos de listras e estampas geométricas entrelaçadas e conexas. Se entregue à profusão de cores do estilo étnico! Nas passarelas do mundo todo e em várias metrópoles mundiais surge algo que celebra o étnico e faz das ruas e avenidas, mais coloridas e cheias de vida, uma verdadeira festa das nações!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prata da casa

Manter funcionários antigos na empresa pode ser a chave para fidelizar também os clientes. Os chamados “prata da casa” são cada vez mais escassos, no entanto, é importante, se possível, não deixá-los entrar em extinção. Os funcionários de longa data são os que conhecem tudo da empresa, todo o histórico, inclusive de coisas pequenas. Essa sabedoria faz com que eles tenham capacidade de resolver e decidir coisas essenciais no dia-a-dia, que talvez outros funcionários não fossem aptos. Além de conhecer a empresa, normalmente conhecem também os perfis de clientes e o potencial de cada um deles. As chaves para manter os talentosos funcionários são: projeto de desenvolvimento da carreira e forma de trabalho/liderança da diretoria.  Como reconhecer um potencial funcionário “prata da casa”? É aquele que tem uma identificação natural com a política da empresa, interesse, além de ótimo relacionamento com os colegas de trabalho. Portanto, fique de olho na vendedora supersimpática, a ...

Peso na forma e no preço

http://carolzitamaia.blogspot.com/2010/07/modelos-plus-size.html Aumento da renda e da obesidade no país estimulam vendas de roupas tamanho GG. Lojas especiais tentam atender demanda crescente, mas valor das peças ainda é bem mais alto O mercado de roupas GG, dominado por fofinhos e grávidas, conta com lojas especiais e movimenta uma parte boa do comércio. Com forte trocadilho, tende a crescer nos próximos anos, com a melhoria na renda do brasileiro e a epidemia de obesidade no país, onde 40% da população já está acima do peso. O preço das peças confeccionadas com exclusividade para os mais cheinhos, porém, é proporcionalmente mais pesado. “Algumas costureiras nem conseguem fabricar peças maiores. No começo precisei insistir com elas para pegarem as encomendas. Outro ponto que encarece é que a sobra de pano no corte de um tecido não dá pra fazer outra peça, como ocorre com os modelos em tamanho normal”, explica Maria Clara Duca, dona da Atmo, luxuosa loja para mulheres acima d...

Para passar de branco

foto: internet O final do ano se aproxima e já começam os preparativos para a noite da virada. As roupas brancas, clássicas, são as mais procuradas para o reveillon. Portanto é preciso variedade de estilos!  E claro, montar uma vitrine com looks que unem à cor às tendências da moda. O estilo hand made esteve presente nas passarelas brasileiras e internacionais e é aposta segura para começar bem o ano. Aplicações de rendas, bordados e materiais artesanais valorizam as peças e dão um up no visual. O look deve ser branco mas não pode passar em branco! Invista em roupas com pedrarias, brilhos e paetês, que são boa pedida para quem busca opções mais luxuosas. Além disso, vale oferecer às clientes peças com modelagens diferenciadas: nos vestidos, cintura marcada, decote nas costas e peças com um ombro só prometem fazer a festa! 42º Encontro da Moda - Outono/ Inverno 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012 Centro de Convenções Frei Caneca - SP www.encontrodamoda.com.br