A Invista, detentora da marca Lycra®, contratou o Ibope Inteligência para realizar uma pesquisa sobre o jeanswear no Brasil com o intuito de analisar o comportamento na hora da compra e no uso dessas peças. O estudo entrevistou mil consumidores brasileiros, tanto homens como mulheres, entre 18 e 50 anos, das classes A, B e C, em 10 capitais, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
A pesquisa foi realizada no período de 21 de novembro a 4 de dezembro de 2012, com margem de erro de três pontos percentuais, considerando nível de confiança de 95%.
Conforme o levantamento, 46% dos brasileiros que usam jeans vestem diariamente uma peça confeccionada com denim, na média geral, utilizam cinco vezes na semana. O uso diário é maior entre os jovens entre 18 e 24 anos e a na cidade de Goiânia (76%), seguida por Brasília (59%) e Curitiba (58%). O trabalho é a ocasião predominante de uso de jeans (54%), seguida de lazer (46%). Entre as vantagens que as peças jeans oferecem, o conforto tem destaque tanto para passear (51%) quanto para trabalhar (49%). Segundo os entrevistados, o segundo benefício mais importante para ocasiões de trabalho é a praticidade (21%), e, para passear, é o caimento no corpo (19%).
Para os homens, a modelagem tradicional (73%) é a aposta principal e está entre o modelo preferido (67%). Já para as brasileiras, a modelagem tradicional é a mais utilizada (64%) e também a preferida (41%). Entre os principais modelos femininos foram apontados como mais usados: skinny (46%); cigarrete (41%); capri (24%) e saruel (15%).
Sobre o quesito comportamento de consumo, os usuários de jeans compram, em média, sete peças ao ano. Eles adquirem com mais frequência calça (85%); bermuda (9%); short (3%) e saia (2%). No total, 54% dos entrevistados costuma comprar em magazines ou lojas de departamentos, seguido de lojas multimarcas (51%), de marcas próprias (34%) e hipermercados (8%).
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