Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio o ritmo de crescimento do varejo brasileiro vem desacelerando. Isto foi constatado a partir de análises dos números do primeiro trimestre de 2011, embora o movimento dos consumidores nesses primeiros meses tenham crescido 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já o mês de março obteve a menor taxa anual de crescimento do varejo nacional desde julho de 2009, com apenas 5,5% de expansão. Além disso, se comparado a fevereiro, o mês em questão teve um recuo de 0,8% na atividade do comércio. No varejo, o grande destaque neste trimestre foi o segmtno de material de construção, com crecsimento de 14,1%, seguido pelo setor de móveis, eletrônicos e informática, com um aumento de 8,9%. Já os segmentos de veículos, motos e peças marcaram um recuo de 1,6%, assim como o setor de vestuário, calaçdos e acessórios, que obtiveram crescimento negativo de 1%. Seria já uma reação ao alto valor do algodão e da cana de açúcar?
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crescimento menos acelerado do varejo neste primeiro trimestre é um sinal de que medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e a trajetória de aumento da taxa básica de juros já começaram a produzir resultados mais visíveis em se conter a expansão o consumo, especialmente dos itens em que o crédito tem participação preponderante. Que de acordo com eles ainda deve ser a tônica da evolução da atividade varejista ao longo dos próximos meses.
Já o mês de março obteve a menor taxa anual de crescimento do varejo nacional desde julho de 2009, com apenas 5,5% de expansão. Além disso, se comparado a fevereiro, o mês em questão teve um recuo de 0,8% na atividade do comércio. No varejo, o grande destaque neste trimestre foi o segmtno de material de construção, com crecsimento de 14,1%, seguido pelo setor de móveis, eletrônicos e informática, com um aumento de 8,9%. Já os segmentos de veículos, motos e peças marcaram um recuo de 1,6%, assim como o setor de vestuário, calaçdos e acessórios, que obtiveram crescimento negativo de 1%. Seria já uma reação ao alto valor do algodão e da cana de açúcar?
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crescimento menos acelerado do varejo neste primeiro trimestre é um sinal de que medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e a trajetória de aumento da taxa básica de juros já começaram a produzir resultados mais visíveis em se conter a expansão o consumo, especialmente dos itens em que o crédito tem participação preponderante. Que de acordo com eles ainda deve ser a tônica da evolução da atividade varejista ao longo dos próximos meses.
fonte: Guia JeansWear
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