Na última quinta-feira, 29, o Encontro da Moda esteve presente em mais uma edição do Senac Moda Informação, realizado no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. O evento antecipa para o mercado brasileiro as tendências de moda para a próxima estação, resultado de meses de pesquisa em países da Europa.
Durante todo o dia, vários profissionais do Senac Lapa Faustolo e convidados renomados ministraram palestras sobre tendências e mercado de moda. O primeiro palestrante, aguardado pela maioria dos participantes, foi o consultor internacional para negócios de moda, Julián Posada. Ele iniciou a sequência de palestras falando sobre “A qualidade nos tempos de Fast Fashion”.
Como explica Posada, o Fast Fashion é um modelo de produção que busca aumentar a frequencia de compra, aumentando o volume de produção e reduzindo de custos – mas sem abrir mão de inovação e criatividade. Ele deu algumas dicas de como as empresas devem se comportar ao criar este tipo de coleção. “É importante gerar, organizar e administrar de maneira coerente e eficaz todo o processo criativo”, disse o consultor.
Depois foi a vez da consultora de moda Luciana Parisi, através de estudos e pesquisas realizados no mercado nacional e internacional, apresentar os cinco temas para o Inverno 2012, e as apostas em cores, tecidos e padronagens:
Ateliê 1960: a década de 1960 volta através do trabalho de estilistas como Cristobál Balenciaga. Silhuetas ovóides ou geométricas estarão em alta (calça skinny e cigarrete, golas desestruturadas, saia linha A);
Charme masculino: em contraposição às formas arquitetônicas, a androginia dos terninhos e smokings de Yves Saint Laurent também ganha destaque ( calças retas, fluídas, afuniladas. Vestidos retos com cintos ajustando a silhueta);
Fetiche Dark: o look preto total desbanca as produções brancas do verão e dá ar gótico à estação (casacos poderosos, mini jaquetas, calças mais justas, saias midi e lápis);
Artsy: a arte e o artesanato se unem para propor um novo caminho, rico em criatividade e autenticidade ( tecidos mais fluidos, aplicações, camadas, aplicações de imagens, trabalhos manufaturados, casacos mais próximos ao corpo).
Outros profissionais estiveram no evento e falaram sobre temas como: acessórios, jeanswear, malharia retilínea, entre outros. Para ficar por de outras dicas dadas pelo Senac Moda Informação para o Inverno 2012, não deixe de acompanhar o blog do Encontro da Moda. É muito importante saber direcionar sua coleção de acordo com o que o mercado necessita!
42º Encontro da Moda Inverno 2012
30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012
Centro de Convenções Frei Caneca
www.encontrodamoda.com.br
Comentários
Postar um comentário