Pular para o conteúdo principal

Inverno 2012 por Senac Moda Informação


O consultor de moda do Senac SP, Marcelo Pedrozo, apresentou para os visitantes do “Encontro da Moda” os principais temas para o Inverno 2012 pesquisados no Hemisfério Norte pela equipe do Senac Moda Informação para moda feminina em vitrines. O consultor detalhou os temas já orientando sobre o que emplaca ou não para o mercado brasileiro.


Charme Masculino – Roupa masculina com toque feminino para mulheres poderosas. Grande influência dos Anos 80 e 90, Grunge, Nerd, Punk Rock, College e Militar. Uma explosão de camisaria para mulheres em tecidos tradicionais do guarda-roupa masculino com detalhes femininos como uma gola diferenciada, shape mais ajustado etc. A alfaiataria chega inspirada no smoking masculino com toques especiais que remetam ao universo das mulheres como forros estampados ou em cores contrastantes para usar o blazer com a manga dobrada mostrando o forro. Parkas, calças com pregas, calças com friso frontal, lãs, xadrezes, riscas de giz, bolsos utilitários, gravatas, dragonas em camisas, blazeres e jaquetas. A idéia é quebrar o ar sério para um visual executivo mais contemporâneo. Este tema pode ser conferido nos ternos da marca Telma Resende e na camisaria das confecções Ítala e Elisa Arruda. 


Alta Burguesia – O glamour da nobreza como a família real britânica e Kate, a nova queridinha inglesa, um verdadeiro ícone de estilo. A inspiração deste tema vem das divas de décadas passadas, do glamour dos anos 70, do campo inglês e dos casamentos reais. Traz o resgate das coisas boas da vida e da moda. Muito brilho, lantejoulas, cetim, babados, drapeados, plissados, rendas mais estruturadas, poás, gola com laço, gola bebê, golas destacáveis. Looks monocromáticos, vestidos longos com fendas profundas, saias em linha A, coletes de peles – item que não deve emplacar no mercado brasileiro e que faz muito sucesso na Europa. O tema Alta Burguesia está presente nos vestidos Lady Jane, nos casacos Tricot & Cia e também nos acessórios Lazara Design.


Atelier 60 – O principal tema em Londres afinal a cidade era o epicentro de arte e moda nos anos 60. Influência de Balenciaga, Bauhauss, Yves Saint Laurent – YSL, Geometria e Cores Pop. A importância dos acabamentos é muito grande com botões forrados e brincadeira de camadas na mesma peça. Traz um ar futurista e a flanela retorna entre os materiais. Os vestidos são básicos com cintura baixa em linha H ou em linha A. Telma Resende e Posh são algumas das marcas que têm peças inspiradas no tema.


Fetiche Dark – O tema mais sensual da estação. Inspirado no Gótico, no Vitoriano, no Medieval e no Sobrenatural – histórias de vampiros. Muito couro inclusive estampado, rendas, drapeados, vestidos de um ombro só, zíperes, tachinhas, metais, estampas de bichos, estampas retrô e pelos. Além de preto, muito dourado e vermelho. Tendência presente nas coleções de Carla Amaral, Plural e Vanessa Arantes, entre outras.


Artsy – Tema que resgata o feito a mão e valoriza a arte com inspirações no movimento artístico Surrealismo, no artesanal e no bizarro. As roupas não marcam o corpo, trazem um visual mais despojado, com assimetrias, bordados, estampas de bichinhos, estampas psicodélicas, grafitadas entre outras novidades. É o tema para a marca mostrar sua identidade, como nas saias e golas da Luah, vestidos da Anatômica e acessórios da Pashmina.
O “Encontro da Moda” começou na segunda, 30 de janeiro e acontece até quinta-feira, 2 de fevereiro, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peso na forma e no preço

http://carolzitamaia.blogspot.com/2010/07/modelos-plus-size.html Aumento da renda e da obesidade no país estimulam vendas de roupas tamanho GG. Lojas especiais tentam atender demanda crescente, mas valor das peças ainda é bem mais alto O mercado de roupas GG, dominado por fofinhos e grávidas, conta com lojas especiais e movimenta uma parte boa do comércio. Com forte trocadilho, tende a crescer nos próximos anos, com a melhoria na renda do brasileiro e a epidemia de obesidade no país, onde 40% da população já está acima do peso. O preço das peças confeccionadas com exclusividade para os mais cheinhos, porém, é proporcionalmente mais pesado. “Algumas costureiras nem conseguem fabricar peças maiores. No começo precisei insistir com elas para pegarem as encomendas. Outro ponto que encarece é que a sobra de pano no corte de um tecido não dá pra fazer outra peça, como ocorre com os modelos em tamanho normal”, explica Maria Clara Duca, dona da Atmo, luxuosa loja para mulheres acima d...

Romantismo também no Verão 2013

Uma pausa romântica no corre-corre do dia-a-dia. Esse foi o clima da Semana de Moda de Paris, que aconteceu neste mês de outubro e já começa a indicar as tendências para o Verão 2013.  Desfile Valentino - Semana de Moda Paris Rendas delicadas, sutis transparências e bordados leves são elementos confirmados para a estação quente de 2012, mas tudo indica que continuarão marcando presença no próximo ano. É o que apresentaram grandes maisons, como Valentino, que trouxe paleta de cores suaves, em tons de amarelo, verde, rosas pálidos e tons crus de branco. Desfile Chanel - semana de Moda Paris E foi também a aposta da Chanel. O estilista Karl Lagerfeld, diretor artístico da Maison, mergulhou no universo aquático. As referências a elementos marinhos como peixes (e suas escamas), corais, pérolas e algas estão presentes nos looks da coleção. A leveza estava nos tecidos e na fluidez de movimentos. Está aberta a temporada do romantismo! 42º Encontro da Moda 30 de janeiro a 02 de fever...

Cursos, workshops e muito mais

A concorrência do mercado é cada vez maior e, para se destacar é preciso uma constante reciclagem e conhecimento das novidades e necessidades. Assim, apresentamos uma agenda de eventos que pode ajudar sua empresa. Aproveite! ABF (Associação Brasileira de Franchising) promove curso de visual merchandising e design de lojas , com Camila Salek, George Homer e José Antônio Henrique, que dividirão suas impressões sobre as novas grandes tendências da área e como trabalhar esse aspecto fundamental dentro do design de lojas. Quando?  27 de setembro, das 9 às 11h30. Onde?  Av. das Nações Unidas, 10989. São Paulo (SP). Quanto?  R$ 150 a R$ 240. Contato?   larissa.meira@abf.com.br   Pingos e Respingos chega à capital paulista expondo obras da gaúcha Andrea Laybauer, especialista em macrofotografia de gotas de água. Nas obras, ela alia duas técnicas inéditas no Brasil e no mundo: splash e reflexão de imagem em uma mesma fotografia. Quando?  20 a 27 de setem...