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De olho na medida certa


foto: internet

Quando entramos numa loja, estamos acostumados a procurar roupas pelos tamanhos P, M, G e GG. Se forem shorts, calças ou casacos, geralmente são classificados por números, como 34, 36, 38, 40, 42 e por aí em diante. Mas essa numeração não é padrão, o que pode trazer muitos transtornos para os consumidores.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu, desde 2009, que os tamanhos no Brasil devem ser padronizados. Há alguns anos, era comum que cada confecção tivesse seu próprio critério para as medidas P, M e G. As regras estabelecidas pela ABNT pretendem acabar com esse cenário e uniformizar as medidas. A intenção é que os brasileiros possam comprar roupas em tamanhos padronizados, como acontece na Europa e nos Estados Unidos.
As normas, que não são obrigatórias, estão cada vez mais comuns nas etiquetas. As regras são aplicadas no vestuário infantil desde 2010 e começaram a ser utilizadas no vestuário masculino em março de 2012. A previsão é que até o fim deste ano devam estar disponíveis também para o mercado de roupas femininas.
As numerações e os tamanhos das roupas - P, M e G - estão sendo trocados por informações sobre altura, medida da cintura, comprimento do braço e até a largura do pescoço. Por exemplo, um vestido hoje considerado tamanho M terá em sua etiqueta as medidas: altura, 1,72 metro; busto, 102 centímetros; cintura, 74 centímetros; e quadril, 107 centímetros.




43º Encontro da Moda - Primavera/ Verão
24 a 27 de junho de 2012
Centro de Convenções Frei Caneca - SP
www.encontrodamoda.com.br



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