Com a aproximação do Natal, é tempo do comércio se preparar para grandes vendas. Em todo o país, crescem as expectativas com a chegada do 13° salário ao mercado. Uma pesquisa realizada em Belo Horizonte - desenvolvida pelo Departamento de Economia da Fecomércio Minas – aponta que mesmo 59,1% dos empresários acreditando que o benefício salarial deverá ser usado para o pagamento de dívidas, a expectativa é positiva, pois, a opção pelo consumo aparece em segundo lugar com 39,5% das respostas. Quitar os débitos e “limpar o nome” pode ser entendido como sinal de intenção de consumo, ou seja, mais compras. Segundo Silvânia Araújo da Fecomércio Minas, “o alto nível de endividamento das pessoas, aliado ao peso das contas em atraso, justifica a expectativa em busca do equilíbrio financeiro para viabilizar novas compras futuras", afirma a economista.
     Manter funcionários antigos na empresa pode ser a chave para fidelizar também os clientes. Os chamados “prata da casa” são cada vez mais escassos, no entanto, é importante, se possível, não deixá-los entrar em extinção.  Os funcionários de longa data são os que conhecem tudo da empresa, todo o histórico, inclusive de coisas pequenas. Essa sabedoria faz com que eles tenham capacidade de resolver e decidir coisas essenciais no dia-a-dia, que talvez outros funcionários não fossem aptos. Além de conhecer a empresa, normalmente conhecem também os perfis de clientes e o potencial de cada um deles.  As chaves para manter os talentosos funcionários são: projeto de desenvolvimento da carreira e forma de trabalho/liderança da diretoria.   Como reconhecer um potencial funcionário “prata da casa”? É aquele que tem uma identificação natural com a política da empresa, interesse, além de ótimo relacionamento com os colegas de trabalho.  Portanto, fique de olho na vendedora supersimpática, a ...

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