Dezembro de 2010 trouxe um presentinho a mais aos lojistas: o melhor Natal de todos os tempos. Apesar da situação atual da economia (com alta de juros e aumento do endividamento), muitos dos fatores que fizeram a economia brasileira crescer 7,5% em 2010 continuam presentes: o índice de desemprego é menor que o registrado no final do ano passado, a renda das famílias subiu, a intenção de compra se mantém.
A margem de lucro prevista para 2011 é menor. Mas se organizar com antecedência para atender à demanda natalina é fundamental. Vale dar atenção a alguns pontos:
Informação
Ouvir o cliente é essencial para saber quais são as suas expectativas para o final de ano. Fazer pesquisas, pedir que os funcionários se atentem ao comportamento de compra na loja e até mesmo sondar com os concorrentes são algumas maneiras de antever o movimento do Natal.
Planejamento
O segundo passo é definir metas para a data e trabalhar em cima delas para estipular o volume de compras e quantas pessoas precisam ser contratadas.
Treinamento
Quanto antes a decisão anterior for tomada, melhor. Os funcionários devem conhecer as metas e as tarefas que vão desempenhar no final de ano. Nada de deixar para a última hora: na correria do Natal é bem mais difícil detectar e corrigir problemas. Por isso, os treinamentos devem ser programados para antes da empresa estar a todo vapor.
Precaução
Mesmo se preparando, é preciso estar pronto para o imprevisto. As vendas anteriores ao período devem ser monitoradas para se ter uma ideia da temperatura do mercado. E ter um plano B é fundamental – para lidar com vendas tanto acima quanto abaixo do esperado. E vale a dica: é preciso ter capital de giro e agilidade para reagir às mudanças.
42º Encontro da Moda
30 de janeiro a 02 de fevereiro 2012
Centro de Convenções Frei Caneca
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