Os especialistas têm uma aposta para o ano que vem: o Facebook. A rede social deve se tornar uma importante ferramenta de vendas on-line - a estimativa é de que as redes sociais movimentem U$5 bilhões de dólares em 2012.
A projeção de proporções gigantescas tem base no padrão de comportamento do internauta, confirmado por pesquisa realizada pela Booz & Company, agência digital especializada em redes sociais. O estudo verificou que 27% das pessoas que navegam pelas redes estão dispostas a fazer compras.
Muitas marcas já investiram em uma versão de suas lojas dentro do Facebook. No mostruário virtual estão as peças encontradas no espaço físico, mas com a vantagem da praticidade. “É uma questão de comodidade e de aproveitar que a pessoa já está sensibilizada com um assunto. Se já ‘curtiu’ uma página ou produto, a probabilidade de comprar é maior”, explica o co-diretor da Booz & Company, Ivan Martinho.
As redes se mostram uma ótima vantagem principalmente para quem trabalha com nichos de mercado. Até pouco tempo o e-commerce era dominado por grandes lojas que vendiam de tudo. Continuam com a maior fatia do mercado, mas vêm perdendo espaço para os especializados em segmentos que antes não vendiam online, como artesanato e vestuário.
Além disso, o Facebook funciona como alternativa à publicidade convencional. Com a opção “curtir”, permite que produtos sejam recomendados entre amigos – o que às vezes conta bem mais do que propagandas na TV.
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