Camisas e paletós são os vilões da modelagem. Basta mudar o tecido ou alguns detalhes na estrutura do modelo para que as peças causem desconforto ao abraçar, dirigir e pegar coisas no alto. Como evitar isso?
A pesquisadora e autora do livro MIB – Modelagem Industrial Brasileira, Sonia Duarte, dá algumas dicas para que esta situação não aconteça. Por que as roupas com mangas travam os movimentos dos braços? Todas as roupas, em tecido plano com mangas, são desconfortáveis? Essas e outras perguntas são comuns quando se trata em consumidor. Mas onde está o erro? Na modelagem?
As empresas vêm dando atenção redobrada aos estudos ergonômicos e ergonométricos visando ao conforto que toda roupa deve oferecer: a liberdade de movimento. Peças largas, devido ao espaço entre a roupa e o corpo, são bem mais confortáveis. Já as camisas e paletós são os vilões da modelagem. Basta mudar o tecido ou alguns detalhes na estrutura do modelo para que as peças causem desconforto ao abraçar, dirigir e pegar coisas no alto.
A solução:
Algumas dicas:
Acrescente 1 a 2 cm à metade das costas na distância entre as cavas. Na cava da frente, a medida escolhida como folga deve ter a metade da folga das costas, pois a cava da frente mais afastada da cava do corpo também prejudica os movimentos.
Adaptado da revista O Confeccionista
42º Encontro da Moda - Outono/ Inverno
30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012
Centro de Convenções Frei Caneca - SP
Comentários
Postar um comentário